domingo, 18 de janeiro de 2009

Resultados da 1ªjornada


Um jovem, a sua jovem esposa e a mais que jovem bebé.
Um país, muitas maravilhas e um povo que não sabe o que tem!

Passou a primeira semana. Algumas coisas mudaram outras mantêm-se. A mãe continua a trabalhar (mal seria se já tivesse sido despedida ou se se tivesse despedido não é!) e a Raquel tem uma nova amiga de nome Manuela. Eu talvez deva reformular, a Raquel tem uma nova parceira visto que só gosta dela quando lhe convém ou quando a mãe está presente. Vai de traquinas a malandra esta miúda.
O pai esse... hum! Digamos apenas que vou saltar esta parte do comentário devido a falta de material digno de reportagem.

Para compensar vou tentar dar a conhecer um pouco quem nos rodeia e o que nos rodeia.
Hoje optei pela discrição de um local chamado Projecto Longa Vida e Bairro Patriota.
Este Bairro onde as nossas acomodações ficam situadas está localizado em Luanda sul e é a área de Luanda que está a ser urbanizada quase que à força de tão rápida que está a decorrer a invasão de condomínios.
É no entanto o melhor local para se habitar devido à tranquilidade e segurança que representa. Arrisco-me a dizer que é quase como morar numa zona de moradias algures na linha de Sintra ou Cascais. É bom, é perfeito e é longe para quem trabalha no centro da cidade.

Passamos por isso ao trânsito...
Luanda é uma cidade que cresce sem fronteiras e praticamente sem regras e como o angolano tem que ter uma viatura própria imaginem o caos que não é conduzir nesta cidade. Eu já vi o IC19 sem mexer e quem já cá veio sabe que não minto, isso não é nada. Luanda tem trânsito de pára arranca entre as 07:30 e as 22:30 todos os 7 dias da semana.
Para piorar a situação não existem transportes públicos e a sinalização anda perto do zero. Ou melhor existe uma espécie de Táxis versão africana a que chamamos "candongueiros". Este veículos são na sua quase totalidade toyotas Hiace existindo agora uma nova vaga de toyotas starlet. Estes veículos têm um percurso fixo e param em qualquer lugar (qualquer mesmo) e as pessoas entram e saem quando querem. O funcionamento é semelhante ao de um autocarro mas sem paragens fixas. E porque pioram estes o transito?! 1º porque param como disse em qualquer sitio e em 2º porque o respeito pelas regras elementares do trânsito é totalmente inexistente. Desde andar em contra-mão para passar à frente dos outros até andar pelas bermas e passeios. Tudo vale para chegar antes.
Por último o facto de a cidade estar TODA em obras também não ajuda no trânsito. Acredito sinceramente que as obras e planos que estão a decorrer na e para a cidade de Luanda vão alterar radicalmente esta situação a breve trecho, no entanto será necessário alterar radicalmente a mentalidade do condutor angolano. As mudanças que estão a ser implementadas desde o código de estrada mais rígido, ao reforço policial nas estradas e às novas vias (quase todas com um mínimo de 3 faixas de rodagem) são de louvar mas de que serve um código se ninguém o respeita, policia se esta ganha tão mal que facilmente se deixa corromper ou pavimentos largos e de qualidade se os condutores não são capazes de respeitar as faixas de rodagem! Em Angola só há acidentes por dois motivos ou porque a estrada é demasiado boa e puxa pelo acelerador ou porque a estrada tem buracos e não tem qualidade. A culpa só não é do condutor que está bêbado e em excesso de velocidade.
Não guardem má imagem pelas palavras que aqui deixo. Este país é, garanto-vos, maravilhoso. A maioria só ainda não se apercebeu disso...
Um beijinho e uma pipoca.
AB

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